Durante a 4ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (2), o vereador Célio Garcia cobrou mais transparência do Executivo Municipal em relação à decisão de terceirizar a alimentação escolar da rede pública e reforçou o papel fiscalizador do Legislativo diante da medida.
O parlamentar afirmou que a informação não foi repassada previamente aos vereadores e defendeu que decisões dessa magnitude precisam ser comunicadas com antecedência à Casa de Leis. Segundo ele, embora não se trate de um projeto que passe por votação, é dever dos secretários manter o Parlamento informado. “Cabe a nós fiscalizar. Precisamos ter conhecimento do que o Executivo está fazendo para exercer nosso papel com responsabilidade”, pontuou.
Célio destacou que recebeu os dados sobre a terceirização pouco antes do início da sessão e questionou os valores apresentados. Atualmente, o município investe cerca de R$ 32 milhões por ano com a merenda escolar, enquanto o processo licitatório estabelece um teto de até R$ 48 milhões. Para o vereador, é fundamental esclarecer se haverá, de fato, economia e de que forma isso será comprovado na prática.
O parlamentar também lembrou experiências anteriores de terceirização e reforçou que a Câmara irá acompanhar de perto cada etapa do processo. “Estamos torcendo para que dê certo, mas é nossa obrigação ouvir os servidores, entender os impactos da decisão e garantir que tudo ocorra com responsabilidade e transparência para a população”, afirmou.
Além da postura de cobrança e fiscalização, Célio Garcia também teve duas indicações aprovadas na mesma sessão. A Indicação nº 79/2026 propõe ao prefeito Roberto Dorner e à Secretaria Municipal de Obras a aquisição de equipamentos, como rolo compactador vibratório e rolo compressor manual, para reforçar os serviços de tapa-buraco e melhorar a qualidade da manutenção viária.
Já a Indicação nº 81/2026 solicita o asfaltamento de aproximadamente 150 metros no trecho que liga a Avenida Joaquim Socreppa à Estrada Claudete, considerado estratégico pelo intenso fluxo de veículos e pela importância no escoamento de mercadorias.
Com atuação firme, Célio Garcia reafirma o compromisso de fiscalizar os atos do Executivo e, ao mesmo tempo, apresentar propostas que contribuam para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida da população de Sinop.
Da Assessoria