Em discurso para os deputados estaduais durante a abertura dos trabalhos legislativos de 2022 na Assembleia Legislativa, o governador Mauro Mendes (DEM) fez mais uma vez o balanço dos 3 anos do seu governo, exaltou a vacinação contra covid-19 em Mato Grosso disse ser vítima de fake news por parte dos seus adversários políticos.
Por cerca de uma hora, Mendes agradeceu os parlamentares pelas aprovações de projetos de leis enviadas pelo do Executivo, os servidores públicos, além de destacar todas as ações do governo na Saúde durante o auge da pandemia.
"A pandemia que assolou o mundo e o nosso estado, deixou sequelas, trouxe transtornos, mas certamente aprendizados. […] Quero registrar meu agradecimento aos que, de forma direta e indireta, contribuíram para uma série de ações do poder público neste enfrentamento. Na linha de frente estão os profissionais de saúde, mas na retaguarda, milhares de profissionais também trabalharam para que os medicamentos fossem comprados, distribuídos e chegassem aos quatro cantos de Mato Grosso. Isso é o exemplo de tantos profissionais que atuaram nesse momento tão difícil", disse.
Mendes também reafirmou a necessidade da vacinação em massa dos mato-grossenses e citou que os imunizantes reduziram os números de mortes e internações. "Está comprovado pelos números de forma irrefutável que aqueles que estão vacinados, a grande maioria, tem sido afetada de forma leve, transformando a pandemia para esse grupo [de vacinados] numa verdadeira ‘gripinha’", destacou
Mauro Mendes também aproveitou para criticar os seus adversários políticos afirmando que desde 2019, quando assumiu o governo, tem sido vítima de fake news. Sem citar nomes, Mendes afirmou que "pessoas totalmente desrespeitosas, que acham que é com xingamento, desrespeito e videozinho imbecil, que elas vão capturar atenção. Eu espero que a própria sociedade evolua e saiba escolher entre aqueles políticos que são sérios e aqueles que pensam apenas em seu voto, e manter um guetozinho do poder".
O governador também voltou a destacar o controle das contas públicas, com salários em dia, crescimento na arrecadação e redução de impostos que iniciou neste ano.Ele também destacou a importância do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, que é o responsável pela relação com os Poderes e parlamentares.
"Mauro Carvalho desempenha esse importante papel de coordenador político do governo, sendo um interlocutor com todos os deputados. Respondendo, falando, ouvindo e fazendo as articulações para que a fluidez no nosso relacionamento possa conduzir a esses importantes resultados".
O governador também afirmou que em 2022 terá muitos desafios e que continuará focado em sua gestão, apesar do ano eleitoral, onde ainda não definiu se disputará ou não a reeleição."Eu terei que tomar uma decisão se serei ou não candidato, mas tomada essa decisão, que nós não esquecemos do compromisso que fizemos com a nossa população. Até o dia 31 de dezembro, no meu caso, e dos senhores até o dia 31 de janeiro de 2023, nós temos um compromisso assumido e não podemos negligenciar a esse compromisso. Precisamos honrar o voto que recebemos, para pedir novamente esse voto. E honrar é com a verdade. É com trabalho sério, com resultado", disse.
Durante o seu discurso, Mendes se dirigiu aos servidores, representado Fórum Sindical, que estavam se manifestando nas galerias. Mendes disse que o segundo melhor salário do funcionalismo público em média é de Mato Grosso. Ele também disse que tem governado para todos os cidadãos e não apenas para uma categoria.